Gestantes no metrô paulista

Expo da fotógrafa Fernanda Sá passeia por estações e retrata a beleza da mulher grávida.

Nildo Teixeira

“Por que fotografar mulheres grávidas? Porque elas são lindas”, resume a fotógrafa paulista Fernanda Sá a sua idéia de produzir um ensaio com gestantes, trabalho que está sendo mostrado na estação Clínicas do metrô paulistano. Outras duas estações receberão a mostra, uma série de 20 imagens de mulheres diferentes, nos tipos, nas idades e nas histórias. Em comum, naturalmente, a maternidade.

“Desde o momento em que recebemos a notícia de que seremos mães, muita coisa se transforma. E o processo é lento, natural, sábio. Sentimos cada mudança de humor, vontades avassaladoras, mudanças nos sentimentos e nas formas, nosso corpo atinge proporções físicas nunca antes imaginadas”, traduz a fotógrafa.

A mostra, singelamente batizada de Gestação, aparece em ampliações de 1×1,5 metro. Todas as imagens fazem parte do acervo pessoal da fotógrafa e mostram gestantes como verdadeiras top models. Elas se deixaram fotografar experimentando a beleza de um novo corpo. Escolheram registrar esse momento único, no qual as transformações são bem-vindas e ganham um novo olhar pelas lentes de Fernanda.

Depois de permanecer na estação Clínicas até 1º de julho, a mostra desloca-se para a estação República, onde fica até setembro. Por fim, chega à estação Luz, onde encerra sua viagem no dia 31 de outubro.

“A idéia foi fazer uma verdadeira viagem, desde quando a mulher entra no hospital, até quando dá a luz”, explica Fernanda. Essa circunstância confere ao título da mostra duplo sentido, uma vez que gestação simboliza os diversos estágios por que passa a vida humana.

Fernanda Sá é fotógrafa desde 1992. Criada em Santos, se interessa por fotografia desde a infância. Começou a carreira fazendo fotos para publicidade, especializando-se em still de produtos cosméticos e um dia percebeu que tinha talento para retratos. Mas não queria partir para fotos de moda ou retratos tradicionais, queria algo novo, que trabalhasse emoções diferentes, únicas. Foi assim que escolheu fotografar mulheres grávidas e seus bebês.

Serviço Photos
Exposição: Gestação (Fernanda Sá)
Local: Estação Clínicas do Metrô
Corredor de acesso ao Hospital das Clínicas
Data: até 1º de julho
Entrada franca