O ensaio fotográfico do segundo filho (a) é algo que irá acontecer naturalmente. Afinal, quem nunca ouviu aquela frase: - " Se fez para um, tem que fazer para o outro!"
Culpas a parte, é sempre delicioso incluir o pequeno (a) na sessão de fotos, uma vez que a configuração original mudou e ele agora faz parte da família ( e como faz! ). E posso dizer que serão as fotos mais lindas do ensaio!
Porém a mãe é sempre tomada por ansiedade e dúvidas, questionando o quanto ele (a) poderá aproveitar deste momento tão especial.
Quando converso com as mães explico como será sua participação no ensaio, descrevo algumas fotos que pretendo fazer, deixando espaço para o inesperado, claro!
E sempre peço que confiem em mim, na experiência e habilidade com os pequenos após tantas fotos infantis na minha bagagem.
Separei algumas dicas de ouro!
- Converse com ele (a) e conte o que vai acontecer, diga o quão especial será sua participação, seu carinho, suas emoções. Quanto mais você falar sobre o evento, menos ansioso (a) ele (a) ficará.
- Agende o ensaio no melhor horário para ele (a), em que não esteja cansado (a). Crianças exaustas rendem pouco.
- Tente ficar calma e confiante, as crianças sempre sentem a energia dos pais. Pais tensos e preocupados, crianças irritadas. As fotos espontâneas são resultado de momentos leves e divertidos.
- Peça que ele (a) leve algum brinquedo favorito, algum livro. Algo que possa "mostrar" para o irmãozinho que está na barriga.
- Quem manda é a criança. Seu filho (a) irá participar o quanto ele (a) quiser, respeitar esse tempo é muito importante.
E sempre confie na experiência da profissional atrás das cameras! Ótimo ensaio para vocês!